Ladrões de Tempo
Projetos requerem bom gerenciamento de tempo. Certamente um plano de atividades bem montado e adequadamente distribuído é fundamental, gerando cronogramas bem dimensionados e coordenados.
Mas além de acompanhamento das atividades deve estar atento aos ladrões de tempo, que no decorrer do dia consomem recursos fundamentais, onde muitas vezes somente serão percebidos com o atraso das tarefas.
Portanto, usar de recursos de gestão de tempo, capacitar e motivar o time para manterem-se atentos ao destino que estão dando ao tempo disponível também é de fundamental importância.
Visto que, em muitos casos, projetos são montados com grupos de pessoas que não estão atuando normalmente em conjunto, com o envolvimento ganham forte relacionamento, podem sucumbir a armadilhas de consumo de tempo que afetarão o desempenho das atividades. A orientação deve conduzir a se ter um bom equilíbrio entre relacionamento e a busca pela produtividade.
Alguns pontos tradicionais para ter a atenção são reuniões sem foco ou com pouca organização, ou ainda agendas para definições que poderiam ser feitas em um grupo menor, comunicações para todos os envolvidos que não agregam a atuação da maioria, visitas e encontros sem preparação. Atualmente comportamento de difícil controle são as conversas via redes, certamente são úteis para o melhor entrosamento da equipe, mas pode comprometer a organização. Não apenas os lideres devem se ocupar e prestar a atenção em perdas de tempo, mas todo o time deve ser atento a não cair em armadilhas dos Ladrões de Tempo.
Leituras sugeridas:
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-maneiras-de-sabotar-a-sua-produtividade
Por Edgar Marçon – Diretor da Versys Consulting