ERP não integra com os Processos de Negócio

ERP não integra com os Processos de Negócio

  1. Implantações de sistema sempre são dirigidas para serem feitas o mais rápido possível, reduzindo o custo e esforço da empresa, buscando como resultado o mais econômico. Dessa forma os projetos têm seu escopo reduzido, viabilizando o investimento, o que consideramos boa prática. Porém essa prática tem que considerar a continuidade e novas fases, o que nem sempre ocorre, seja por falta de planejamento de verbas ou por gestão desfocada da estratégia. De qualquer forma não ajudam ao novo sistema a gerar os resultados desejados.
  2. Com o sistema em operação devesse ter um plano de mantê-lo atualizado, adotando frequência que não gere elevado stress as áreas de negócio, porém aproveitando os novos recursos que forem sendo disponibilizados, além das correções do sistema. Lembrando que são benefícios de utilização de um sistema adquirido e em constante evolução, considerando que já são de direito visto o pagamento da manutenção. Devesse evitar que o sistema fique muito defasado requerendo upgrades custosos e de elevado risco, impactando as áreas de negócio da empresa.
  3. Avalie quais os benefícios de novas soluções do sistema junto a área de negócio, considerando se estão dentro do plano de negócio da empresa e se o retorno está representando um bom investimento.

Os bons resultados de utilização de sistemas são dirigidos desde a implementação, seguindo pela continuidade da evolução do sistema. As empresas têm seu foco em suas competências principais, dentro de seu “core business”, desta forma que buscam a competitividade e vencerem no mercado. Implantação e gestão de evolução de sistema ocorrem com muita eventualidade, não gerando a prática nem especialidade dentro da empresa, portanto a indicação é a contratação de suporte específico para apoia nessa tarefa.

 

Leitura sugerida:
Matéria do ERP Focus: 3 Main Gripes about ERP Systems as Identified by Users
http://www.erpfocus.com/three-main-gripes-about-erp-systems-as-identified-by-users-2839.html?utm_source=erpinsider&utm_medium=email&utm_campaign=edition75

 

por Edgar Marçon – diretor da Versys Consulting