Big Data

A comunidade de tecnologia da informação está iniciando o entendimento dos recursos que estarão disponíveis no Big Data. Está sendo um grande salto com a eliminação de diversas restrições técnicas que geraram definições e conceitos, tratados por alguns analistas como dogma, o que era apenas uma restrição de disponibilidade de recursos tecnológicos e custos para viabilização de soluções.

Desde o início dos conceitos de Datawarehouse desenvolvido pelo prof.dr.(Phd.) Ralph Kimball, uma das restrições era no desenvolvimento de BIs (Business Intelligence), tradicionalmente os desenhos dos Cubos, arquivos onde são armazenados os dados para facilitar o acesso via as ferramentas de BI, eram desenhadas com o conceito de consolidação dos dados. A justificativa era que BI são informações resumidas, o detalhe está no operacional. Por traz desse conceito estava a incapacidade dos recursos em prover respostas rápidas com elevada quantidade de dados, criando limitações que dificultavam a definição da base adequada e limitava as pesquisas.

Imaginar que poderia ser verificado o andamento de vendas por região, por vendedor, por tipo de produto, já era muito bom, até hoje várias empresas não dispõe de ferramentas para essa analise. Mas, por exemplo, quando os gestores têm perguntas mais específicas, ou querem avaliar o que realmente ocorreu com uma variação positiva ou negativa em uma região ou com um time, várias vezes esbarravam na limitação de dados consolidados e necessitavam solicitar relatórios ou levantamentos específicos, perdendo a dinâmica do processo de analise, assim as conclusões e tomadas de direcionamento ficavam postergadas, por vezes até perdidas, certamente afetando um potencial ajuste.

Com os recursos de Big Data uma das possibilidades será disponibilizar todos os dados, com o detalhamento que estiver disponível, viabilizando a analise até o último detalhe. Dessa forma poderemos tomar conhecimento de detalhes que até agora dependiam muito mais do conhecimento ou vivência do negócio, além da necessidade de relatórios e levantamento paralelos que sempre demandam tempo e esforço.

O Big Data disponibilizará as informações de forma mais granulada, a capacidade de produzir resultados estará a cargo de nossa criatividade.

Links sugeridos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_data

http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=13620&sid=20

http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=13603&sid=29

 

por Edgar Marçon